Whatsapp e a LGPD: principais cuidados que a sua empresa deve ter

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Não é de hoje que o whatsapp é usado pelas empresas como forma de otimizar a comunicação interna entre colaboradores, para a captação e conversão de leads, ou mesmo para a troca de informações com fornecedores. 

De acordo com um artigo publicado pela Take.Net, o Brasil é o segundo maior país com mais usuários ativos no whatsapp, ficando atrás apenas da Índia.

Por ser uma ferramenta extremamente prática e carregar certo tom de informalidade, o whatsapp, quando não manuseado da forma correta por parte de uma empresa, pode prejudicar seu funcionamento e os seus resultados.

Isso porque o whatsapp pode ser um meio onde as empresas esbarrem das determinações da LGPD, a qual prevê sanções para empresas que não cumpram com a privacidade das pessoas. Além disso, a empresa que usa o whatsapp da forma incorreta está mais suscetível a fraudes, vazamentos de dados de clientes e colaboradores, o que tira a credibilidade da empresa. 

Isso não quer dizer que uma empresa precisa parar de usar o whatsapp como meio de comunicação, mesmo porque, como já dito, essa é uma ferramenta facilitadora e está muito presente no Brasil, mas apenas deve haver algumas adequações que, com toda certeza, precisam ser feitas nos processos internos da empresa, para que seu funcionamento não seja prejudicado e não caia na mira da LGPD.

Por isso, continue lendo esse artigo se você deseja saber os principais cuidados que a sua empresa deve ter com o uso do whatsapp, sob a ótica da adequação à LGPD.

Leia também: Vazamento de dados traz insegurança para o seu negócio? 

Principais cuidados que a empresa deve ter no uso do whatsapp

Em primeiro lugar, a lei veio para reforçar e impor medidas efetivas para os cuidados que devemos tomar ao passar informações importantes de clientes, funcionários ou fornecedores em um canal considerado informal e suscetível a ataques cibernéticos dos mais diversos. 

Portanto, é recomendável a comunicação pelo whatsapp siga os pontos abaixo:

  • Tenha um whatsapp business e, de preferência, limite o acesso deste a um número restrito de colaboradores;
  • Evite passar e receber fotos e arquivos de documentos pelo whatsapp, prefira sempre o e-mail;
  • Evite ao máximo captar e repassar dados pessoais como número de CPF, RG, número de placa de carro, dados bancários, endereços residenciais pelo whatsapp, prefira colher tais informações por ligação;
  • Sempre confirme a identidade do cliente/fornecedor/ colaborador antes de prolongar uma conversa com informações mais importantes.
  • Duvide de pessoas que “mudaram de número e vieram informar já no número novo”, pois o próprio whatsapp já informa a mudança no chat com o número anterior.

Aplicadas essas estratégias, sua empresa pode utilizar-se do whatsapp para alinhamentos internos e com fornecedores, bem como para resolver questões menos importantes/urgentes (dado que as mais importantes devem ser feitas por meio de reuniões, ligações e o repasse de dados importantes, por e-mail) do cliente.

Leia também: O que fazer em caso de vazamento de dados? 

Incentive a verificação de duas etapas

Existem ferramentas que proporcionam uma segurança a mais ao whatsapp, a  verificação de duas etapas é um exemplo disso. 

Caso alguém tente usar o seu whatsapp em outro aparelho, será necessário informar previamente o código de registro contido em um aplicativo de segurança instalado no seu celular. 

Exemplo de aplicativos que fornecem o código de registro para conferir essa proteção ao whatsapp: Google autenticador, Microsoft autenticador, Cisco Duo Mobile, entre outros. 

Outras medidas de segurança importantes:

  • Incentive o uso do PIN do whatsapp (senha de entrada que o próprio whatsapp fornece como medida de segurança);
  • Evite entrar em links e mensagens estranhas de grupos ou remetentes desconhecidos; 
  • Proíba o envio de links com vídeos ou conteúdos que não agreguem restritamente ao escopo da empresa;

Leia também: LGPD, como implementar no seu negócio? 

Implante uma política de governança

Informação boa é informação compartilhada! Quando o assunto é privacidade de dados, essa frase se encaixa perfeitamente.

Isso significa que as boas práticas com o whatsapp, bem como os cuidados em seu uso, visando uma boa adequação da empresa como um todo à LGPD devem ser passadas de forma estratégica para todos da empresa: dos colaboradores aos clientes. 

Isso evitará, por exemplo, que um colaborador solicite documentos de clientes via whatsapp e, da mesma forma, evitará até que o seu cliente tenha esse costume de repassar.

Se você pretende que sua empresa atue de forma mais segura e não sabe por onde começar, solicite um diagnóstico comigo e, como advogada especialista em LGPD, darei a você a solução que sua empresa precisa tanto para usar o whatsapp com segurança, como para uma adequação completa e da forma correta perante a legislação de dados brasileira.

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