O que é, exemplos e como criar uma Startup!

como criar uma startup, startup, como-criar-uma-startup

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mesmo sendo conhecida por muitos, mas ainda são poucos que entendem o real significado sobre o que é uma startup e como criar uma. Por isso, no artigo de hoje vou explicar sobre essa nova realidade e como funciona.

O que é uma Startup?

São empresas jovens que estão iniciando e possuem um modelo de negócio escalável e repetível. Normalmente, são inovadoras e usam a tecnologia como a base de seu funcionamento, sua essência são colaboradores com um perfil outlier e mindset empreendedor.

Um dos pilares que mais se discute hoje é o da Startup Enxuta, ou Lean Startup, um modelo de startup que evita desperdícios, crescendo o negócio de forma inteligente. Um dos seus pilares é a necessidade do cliente ser desenvolvida em conjunto com a solução, embasada em interações práticas constantes até chegar no produto final.

Quais os tipos de Startup?

A startup por si só possui modelos diversificados. São alguns deles:

B2B (Business To Business)

Negócio para Negócio, aqui o foco é o atendimento de empresa para empresa e não para o consumidor final. Um exemplo é o Alibaba, que conectou fornecedores a empreendedores.

B2C (Business To Consumer)

Esse é o mais comum, onde falamos de empresa para consumidor final. Podemos citar o Uber como um marketplace de sucesso, pois conecta consumidores finais à sua solução empresarial.

B2B2C (Business To Business To Consumer)

Neste modelo falamos sobre empresas que interagem com outras empresas e seus consumidores finais, quase como alguns marketplaces fazem. Podemos citar o Ifood como um exemplo bem sucedido, já que liga restaurantes ao seus clientes finais, sendo ele próprio uma solução.

Modelos de Negócios de Startups

Para quem pensa em como abrir uma startup, é importante enxergar além do seu tipo, qual modelo de negócio mais se assemelha ao que pretende utilizar.

SAAS

Conhecido como Software as a Service, oferece um software como serviço diretamente na nuvem, funcionando de forma autônoma, visando a facilitação. É mais indicado para o público empresarial.

Marketplace

Um modelo que funciona como um shopping virtual, conectando oferta e demanda de forma digital, mais indicado para quem deseja construir um negócio escalável. Podemos citar como exemplos o Facebook, Mercado Livre, Airbnb etc.

Assinatura

Este modelo de negócios se popularizou muito ultimamente, principalmente com o avanço da tecnologia. Um dos exemplos é a streaming, que através de uma mensalidade faz entregas de serviços constantes ao cliente.

Redes Sociais

Este é o modelo mais popular e que quase ninguém entende que é uma startup. No qual é oferecido um serviço de forma gratuita para os consumidores em troca de publicidades. O que acaba gerando receita para o serviço.

startup

Modelos de negócios das Startups Unicórnios

Acredito que você nunca tenha ouvido esse termo, embora seja importante saber o que é uma startup unicórnio. Elas são raras, pois são empresas que atingiram um valor de mercado acima de U$ 1 bilhão.

A grande maioria das startups brasileiras são marketplace ou tem algum componente deste modelo de negócios. Inclusive, separamos os mais utilizados.

Marketplace

É o modelo mais usado, ele conecta a oferta à sua demanda através de uma plataforma digital e pode ser considerado a evolução do e-commerce.

Muitas plataformas são customizáveis ou já prontas, tudo depende da forma como se deseja lançar o negócio.

Saas

Software oferecido como serviço em nuvem, inúmeras startups unicórnios oferecem esse serviço 100% digital, o que facilita muitos autônomos a automatizar serviços manuais.

Fintech

Modelo de negócios ligado às finanças, tudo que tem relação ao dinheiro, porém com custos mais baixos que os bancos tradicionais. Devido ao grande alcance da internet, várias startups unicórnios utilizam esse tipo de serviço aliado à tecnologia. Podemos citar aqui o exemplo do Nubank, uma Fintech.

Exemplos de Startups que são Sucesso!

Se você deseja saber o que precisa para abrir uma startup, antes de mais nada precisa conhecer as que já existem e fazem grande sucesso com o público. 

Paypal

Criada em 1988, pioneira em pagamentos e recebimentos online, conhecida pela transformação que gerou no mercado financeiro.

Airbnb

Usa o modelo de negócios de marketplace de aluguel, onde a simples ideia de poder alugar casas de forma mais rápida e barata surgiu. Transformou o mercado imobiliário e o turismo ao mesmo tempo.

Linkedin

Modelo de recrutamento tradicional, conectando diversos profissionais com uma ideia simples e focada na demanda de trabalho. 

Google

O mais conhecido de longe, transformou a realidade da internet para o que conhecemos hoje. Através de um planejamento, conseguiu otimizar suas operações se tornando a número 1 no seu nicho.

Como criar uma Startup?

Milhões de ideias podem passar pela sua cabeça agora, mas como tirar isso do papel e executar? Veja alguns passos simples sobre como criar uma startup.

Dor do mercado

Defina a dor de mercado que você quer solucionar. Crie hipóteses e faça entrevistas com as pessoas para ver se aquilo é realmente um problema que precisa de solução e que o mercado pagaria.

Selecione um nicho

Leve em consideração o ambiente competitivo e o momento ideal do lançamento de um novo produto. Além, é claro, de estudar os potenciais concorrentes desse mercado.

Persona

Defina o público-alvo que deseja atingir com sua solução, saiba quem é seu cliente ideal. Seja o mais específico possível.

Faça um plano de negócios

Um plano de negócios é um guia passo a passo para sua startup. Você descreve o produto, os concorrentes, os mercados, as metas, os cálculos financeiros e a estratégia de marketing.

MVP

Para poder colocar em prática e analisar resultados, coloque uma versão de teste no ar, a qual se chama MVP (Produto Mínimo Viável). Deve ser a versão mais barata para verificar se o produto pode prosperar no mercado. Após, colha os feedbacks necessários para melhorar o produto. 

Crie uma equipe

Uma equipe forte é um dos fatores de sucesso para uma startup. Você não poderá lidar sozinho com todas as tarefas. 

Gostou do nosso conteúdo? Antes de abrir uma startup é importante você entender sobre Proteção de dados, que é importantíssima nesse modelo de projeto. Por isso, criei um E-book Guia Completo: Lei Geral de Proteção de Dados para esclarecer mais sobre o assunto e como implementar na sua futura Startup.

startup

Compartilhe essa postagem

Share on facebook
Share on pinterest
Share on telegram
Share on linkedin

Receba conteúdos exclusivos sobre LGPD

Inscreva-se agora na minha lista Vip

healthtechs, política de privacidade, dados pessoais, marco legal das startups, startup o que é e como funciona, startup, bases legais lgpd, advogado de startup, lgpd,investidor anjo, lgpd

eBook Gratuito

Guia Completo:

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Sugestões de Conteúdos

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp