Como a própria palavra já nos diz, o influencer, ou influenciador digital, refere-se ao profissional que, por meio de seu conteúdo, utiliza as redes sociais para influenciar o comportamento das pessoas de um segmento específico.
Na verdade, a utilização de um influenciador digital por trás de uma campanha, significa a utilização de uma forma queridinha de aplicar estratégias de marketing atualmente, o marketing de influência.
Para provar a potência do influenciador digital, a agência de marketing de conteúdo Spark, em parceria com o Instituto QualiBest, noticiado pelo UOL, apontou em pesquisa que 76% dos consumidores já adquiriram algum produto ou serviço após a recomendação de um influencer.
Entendido o poder de influência de um influenciador digital no comportamento das pessoas, vamos entender os cuidados necessários para se firmar um contrato com um influenciador digital. Portanto, se você deseja entender os principais pontos para implementar, com mais segurança, o marketing de influência na sua empresa, continue lendo este artigo.
1- Com quem o influenciador digital se comunica nas redes sociais? (o público do influenciador):
O primeiro passo para entender se haverá mais compatibilidade entre o público do influenciador e o produto ou serviço que uma empresa oferece, é justamente entender quem é o principal tipo de público que o influenciador atinge.
Esse é um requisito muito importante a ser avaliado antes que se possa firmar um contrato com um influenciador, visto que de nada adiantará a contratação de uma influenciadora de maquiagem para fazer uma recomendação de produtos de limpeza, se esse não é o assunto principal que ela se comunica com o público.
O que deve ser avaliado na etapa de conhecer o público do influenciador:
- A compatibilidade entre o seu produto/serviço e o público-alvo do influencer;
- Se o propósito/posicionamento do influenciador e da marca possuem pontos em comum e são coerentes;
- A certeza da qualidade dos seus produtos/serviços para garantir que o público do influencer aumente a conversão de vendas da sua empresa;
Nessa etapa é importante entender que o influenciador não é um vendedor online da sua empresa, ele aumenta a credibilidade da sua empresa e do que ela oferece perante as pessoas que acreditam nele.
2- Quais os resultados do influenciador nas redes sociais? (mídia-kit e estatísticas de engajamento):
Outro ponto necessário a ser compreendido antes de firmar um contrato com um influenciador digital, é analisar a relação dele com o próprio público com o qual ele se comunica nas redes sociais:
- O alcance do perfil – quantas pessoas em média o influencer alcança?
- O engajamento do perfil – o quanto os seguidores do influenciador interagem com ele?
Aqui, precisa ficar claro o tamanho do poder de influência do influenciador perante o público, pois é essa compatibilidade que fará com que sua empresa tenha melhores resultados após a famosa “publi” que ele fizer. Quanto mais as pessoas clicarem no “arrasta para cima”, melhor.
3- Qual o objeto do contrato entre a empresa e o influenciador?
Antes de mais nada, objeto do contrato nada mais é do que os que as partes (empresa e influenciador digital) vão acordar que deverá ser feito em determinada campanha de publicidade. Quanto mais clareza, melhor e o inadimplemento das obrigações tende a ser menor.
Ou seja, nessa etapa, quanto mais se tiver um conteúdo que verse de forma clara acerca das obrigações das partes: empresa – influenciador, melhor. Nesse viés, o contrato a ser firmado será mais seguro para ambas as partes, possibilitando uma melhor chance de todas cumprirem com o que for acordado e deverá conter:
- A publicação do conteúdo será feita no perfil da marca ou do influenciador?
- Qual o formato de conteúdo a ser produzido? É necessária aprovação prévia da empresa?
- Em qual plataforma será postado o conteúdo?
- Haverá uma frequência nas publicações, ou será apenas uma publicação pontual?
- Quais as datas e horários das publicações?
- Quais são as marcações necessárias da marca no perfil do influenciador?
Todos os pontos devem estar devidamente formalizados por escrito com todos os detalhes necessários para resguardo das partes envolvidas.
Leia também: Digital influencer – qual a necessidade de firmar contrato?
4- O que é o briefing e qual sua importância?
Para todas essas perguntas feitas acima, é necessário esclarecer que um briefing bem definido pode evitar muitas dores de cabeça em relação às obrigações contratuais da relação: influencer – empresa.
O briefing é um documento criado nas campanhas de marketing, com a finalidade de informar e estruturar todos os passos que deverão ser seguidos durante a campanha.
Ao utilizar um briefing completo em uma campanha com o influenciador, você já terá um roteiro de informações que o influencer deverá seguir para fazer a campanha de acordo com as especificidades da relação contratual, bem como das especificidades da própria campanha de marketing da sua empresa. O briefing pode ser:
- Anexo ao contrato firmado entre empresa – influenciador;
- Feito antes de cada campanha contratada;
Além disso, é muito importante se atentar a essas questões:
- Assinatura das partes no briefing;
- Análise prévia, por parte da empresa, do conteúdo feito pelo influencer, para que se perceba se os detalhes contidos no briefing foram respeitados;
Após a leitura desse artigo, você conseguiu perceber a importância do marketing de conteúdo, bem como a importância de se atentar aos cuidados necessários antes de se firmar um contrato com um influenciador digital. Porém, não para por aí, o contrato precisa conter cláusulas específicas que resguardem as partes, tais como:
- Duração do projeto;
- Uso de imagem: a empresa poderá utilizar a imagem do influenciador?
- Se há exclusividade ou não: o influenciador pode fechar projetos similares durante o período do contrato?
- Remuneração: fixa ou variável;
- Penalidades em caso de descumprimento.
- transparência – o influenciador terá a obrigação de identificar perante o seu público que a campanha é de caráter publicitário.
- Autorização do uso de marca, concedida pelo anunciante ao influenciador
É importante considerar que um influenciador digital, na maioria das vezes, se comporta como uma pessoa jurídica. Isso significa que ele terá condutas específicas a serem seguidas, tanto em relação ao contratante, quanto em relação à sua audiência.
Além disso, há muitas outras particularidades que residem na contratação de um profissional assim, as quais devem ser analisadas por um advogado especialista no assunto.
Portanto, se você precisar de ajuda na elaboração dos contratos da sua empresa com influencers entre em contato comigo, vou diagnosticar a relação contratual e garantir que todas as partes tenham a proteção jurídica adequada.