Digital influencer: qual a necessidade de firmar contrato?

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O Marketing de Influência é uma das realidades modernas da relação comercial de muitas empresas. Para isso, elas precisam de um Digital Influencer (ou mais) para interagir com as pessoas e avançar a presença da marca e dos produtos perante o público.

Segundo uma pesquisa da The Influencer Marketing Hub, o ROI médio de uma ação com Digital Influencer é de 520%. Ou seja, para cada R$1,00 investido, as empresas recebem R$5,20 (em média).

Isso mostra que, de fato, o impacto do Marketing de Influência é enorme e deve seguir em alta nos próximos anos. No entanto, é vital entender os riscos legais dessa estratégia e firmar contrato com o influenciador para ter maior garantia jurídica nessa relação.

Quer saber qual a necessidade de firmar contrato com um Digital Influencer e como fazer isso? Então siga a leitura abaixo que eu explico quais os riscos dessa estratégia para a sua empresa!

Como funciona a relação entre o Digital Influencer e uma empresa?

O mercado do Marketing de Influência vem se profissionalizando cada vez mais. Se antes as empresas enviam “mimos” para os influenciadores e isso se transformava em propaganda “gratuita”, hoje em dia o setor é mais formalizado e as estratégias se tornaram mais complexas. 

Atualmente, a relação de uma empresa com um Digital Influencer é de contratação por um serviço de divulgação ainda sem regulamentação definida, o que abre margem para muita discussão jurídica sobre o assunto.

Simplificando as coisas, a relação se resume, normalmente, a um ou mais posts feitos nas redes sociais do Influenciador (Instagram, Facebook, Twitter, TikTok, YouTube ou outras) falando sobre um produto, serviço ou sobre a marca em si.

Para a empresa, esse post pode significar uma oportunidade de conversão em vendas (uma pesquisa do Instituto QualiBest mostrou que 52% dos consumidores já compraram algum produto por terem confiado em um Digital Influencer) ou em aumento de interação nas plataformas digitais.

Já para o Influencer, a relação resulta em troca monetária (um pagamento pelos posts) ou no ganho de produtos, descontos e outros tipos de vantagens. Depende do que foi acordado entre a marca e o influenciador.

Por que firmar contrato com um Digital Influencer?

A relação entre Digital Influencer e empresa ainda não é regulamentada, o que significa que não existem leis específicas para guiar essa troca comercial. Por isso, é importante analisar o que a legislação fala sobre trocas e serviços no geral e tentar aplicar isso para o contexto em questão.

Portanto, é vital firmar contrato entre as partes para poder estabelecer as condições da parceria que será firmada entre marca e influenciador. Esse é o mecanismo básico para garantir que os direitos e deveres de todos sejam respeitados e cumpridos.

Muitas empresas (e influenciadores também) enxergam o ato de firmar contrato uma burocracia que tende a dificultar a relação de parceria entre as partes. No entanto, o que acontece é justamente o contrário: o contrato facilita a relação.

Isso porque o contrato intermedeia facilmente a relação entre as duas partes, estabelecendo quais são as obrigações e as contrapartidas que cada um terá de fazer ou receber.

Além disso, o contrato funciona como uma salvaguarda jurídica para ambas as partes. Sim, tanto a empresa, quanto o Digital Influencer, podem se proteger com base em um contrato firmado.

Por parte da empresa, o contrato garante que o Influenciador entregará os posts, Stories ou conteúdo combinado, nos horários estabelecidos e contextos determinados.

Além disso, a empresa pode ganhar a possibilidade de determinar o poder de veto sobre certos trechos do conteúdo dos posts que serão feitos pelo Digital Influencer. Isso é importante para garantir algum nível de controle editorial, caso faça sentido no contexto de cada campanha.

para o influenciador, o contrato também garante a salvaguarda em termos de pagamento e cumprimento de condições básicas determinadas. Além disso, pode ajudar a fornecer proteção contra elementos de responsabilidade do Influencer nas postagens.

Isso acontece porque o Digital Influencer tem, conforme o Código de Defesa do Consumidor — e as principais teses defendidas judicialmente no momento, nível de responsabilidade em relação à mensagem transmitida aos seus seguidores.

Segundo o CDC (Código de Defesa do Consumidor), um dos direitos básicos dos consumidores é a “proteção contra publicidade enganosa e abusiva“, além da proteção contra “métodos comerciais coercitivos ou desleais“. Por isso, o influenciador precisa se precaver contra cometer um desses atos. 

Em segundo lugar, o endosso do influenciador sobre um produto pode colocá-lo na posição de garantidor, ou seja, de alguém que agrega segurança sobre a confiabilidade e qualidade de um produto. É vital se proteger disso com cláusulas que garantam que a empresa entregará os produtos ou serviços anunciados em um nível de qualidade pré-combinado, por exemplo.

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O que deve ter em um contrato de Marketing de Influência?

Agora que já ficou clara a importância de firmar contrato em uma ação de Marketing de Influência, é hora de ver algumas das cláusulas mais importantes que devem estar nesse documento. 

(Um ponto a ter em mente é que essas cláusulas são apenas para finalidade informativa e não configuram sugestões ou consulta profissional).

Veja algumas opções a seguir!

  • Cláusula que determina o valor a ser pago pelos posts (unitário ou pacote), método de pagamento e a data em que será realizado;
  • Cláusula que explicita como será a prestação de serviço do Influencer (se por posts, se por público alcançado, se em Vídeo, Stories ou foto, etc.);
  • Cláusula de confidencialidade em relação a informações privadas da empresa que forem compartilhadas com o Influencer (meta de campanha ou de venda, custo de produção, etc.);
  • Compromisso da empresa em manter a qualidade do produto/serviço que o Influencer endossar publicamente;
  • Cláusula de veracidade de informações sobre o funcionamento do produto, seus materiais, estudos fornecidos pela empresa que atestam desempenho do serviço/produto;
  • Cláusula que garante veto da empresa para certos termos, ideias ou conceitos nos posts;
  • Cláusula que garante a duração da postagem nas plataformas do Digital Influencer.

Como deu para ver, firmar contrato na relação entre Digital Influencer e empresa é muito importante para garantir o bom uso do Marketing de Influência. 

Dessa forma, as ações nas redes sociais podem ser feitas de maneira segura para todas as partes e os melhores resultados poderão ser obtidos para todos.

Se você gostou do conteúdo e quer ver mais dicas de como usar o Marketing no ambiente digital, curta minha página no Instagram agora mesmo para acompanhar outros posts que faço por lá! 

Agora, se você precisar de ajuda na elaboração dos contratos da sua empresa com influencers entre em contato comigo, vou diagnosticar a relação contratual e garantir que todas as partes tenham a proteção jurídica adequada. 

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