Você já deve saber que a Lei Geral de Proteção de Dados, Lei em vigor no Brasil e que prevê multas severas pelo descumprimento, visa ter o controle de como os dados das pessoas são tratados e utilizados pelas empresas no ambiente digital, né

Logo, o marketing da sua empresa pode ser afetado, pois para fazer as estratégias de marketing é necessário coletar informações e dados das pessoas, principalmente aqui no meio digital.

Segundo o site da HubSpot State of Marketing, o e-mail marketing é o terceiro canal de marketing mais usado pelas empresas. Isso significa que você deve analisar e tomar mais cuidado com a forma como você utiliza o e-mail marketing na sua empresa. 

As sanções variam entre bloqueios, suspensões, processos judiciais por vazamento de informações, etc. Entretanto, existem também as multas, as quais podem chegar a 2% do faturamento da empresa, por infração cometida. 

Se você utiliza o e-mail marketing como ferramenta de prospecção na sua empresa, não se desespere. Continue lendo esse artigo para que eu possa te ensinar boas práticas da LGPD para aplicar no e-mail marketing da sua empresa e, portanto, evitar as temidas sanções da LGPD

Leia também: o que fazer para adaptar sua startup à LGPD?

Boas práticas da LGPD – transparência

 

Ao colher algum dado, você deverá deixar ser direto e claro acerca do que fará com aquele dado, sempre informando o titular(dono do dado), acerca de tudo o que acontecerá após ele inserir dados pessoais ali. 

  • Sempre deve haver a opção de ACEITAR ou NÃO ACEITAR o possível opt-in do titular do dado no banco de dados da empresa;
  • Deixe separado e claro a coleta do consentimento para fins de e-mail marketing;
  • Ofereça um checkbox com as opções de conteúdo de e-mail marketing que sua empresa pretende fazer, para facilitar a compreensão do titular. 

Para que você informe o cliente de forma correta acerca da inserção dos dados dele em algum canal interno da sua empresa, é necessário entender e identificar a base legal que a sua empresa possuirá para reter os dados do usuário. 

A LGPD tem 10 bases legais, as quais servem justamente para guiar a empresa nos argumentos e justificativas que legitimam que ela armazene dados pessoais. 

Boas práticas da LGPD – consentimento

 

Ao falar em consentimento, é possível lembrar que ele é extremamente relevante para o prosseguimento da  LGPD no processo de adequação da estratégia de email-marketing da empresa. 

Um dos princípios da LGPD é a autodeterminação do titular do dado (o dono do dado). Ou seja, essa lei entende que se o titular deu o consentimento para que a empresa trate dos dados dele, é pelo motivo de estar claro para ele tudo o que a empresa fará com as informações que foram coletadas. 

Sendo assim: 

  • Nunca compre lista de e-mails – é ilegal e viola um dos princípios mais relevantes da LGPD: o consentimento;
  • Faça um mapeamento de todos os leads da sua lista de e-mail marketing – para verificar se todos possuem uma base legal que legitime o tratamento do dado por parte da empresa;
  • Use consentimento retroativo para solicitar o consentimento daqueles que a empresa ainda não possui uma base legal que autorize seu tratamento.

 

lgpd

Boas práticas da LGPD – armazenamento 

 

Essa etapa também deve ser extremamente honesta com o titular do dado. Ao armazenar os dados de alguém, você deverá ter um canal que facilite que o titular do dado fornecido solicite a remoção, solicite explicações acerca do tratamento, devendo a resposta por parte da empresa se dar em até 15 dias, contados da data da solicitação. 

  • Tenha um encarregado de dados, que tenha conhecimento do funcionamento interno da empresa, para que se crie  um canal de comunicação que facilite o acesso do titular à informações  acerca do e-mail marketing;
  • Fortaleça uma política de segurança da informação na sua empresa – para evitar o vazamento de dados;
  • Estabeleça, de acordo com os parâmetros da LGPD, um prazo para retenção dos e-mails marketings coletados. 
  • Tenha uma opção facilitada de opt-out ao final do e-mail marketing, para facilitar a saída do titular da base de dados de e-mail marketing da empresa. 

Leia também: vazamento de dados traz insegurança para o seu negócio?

Entretanto, ainda que o consentimento seja a regra, existe uma forma de e-mail marketing aceita pela LGPD que não exige o consentimento direto do titular, mas devido à sua especificidade, exige a atenção de um advogado. 

A estratégia legal de e-mail marketing descrita acima é a utilização do legítimo interesse para o tratamento dos dados do titular em casos de Direct Marketing. Para utilizar a estratégia de legítimo interesse, é necessário, em resumo: 

  • Avaliar a legitimidade da finalidade dada ao tratamento do dado pessoal, bem como se ele envolve uma situação pontual concreta.
  • Utilizar o mínimo de dados possível, apenas para o tratamento daquela situação em específico. 
  • Balancear o legítimo interesse da empresa e a legítima expectativa do titular do dado (ele teria interesse em receber o e-mail?)
  • O e-mail marketing enviado tem a opção de o titular recusar o envio de e-mails futuros, caso ele não queira mais receber e-mails do tipo? 

Diante de todas as informações passadas, é importante que você tenha entendido: como é importante ter um legítimo interesse por trás do armazenamento de e-mails para marketing; como a base legal é importante para justificar o tratamento e armazenamento de tais e-mails, com base na finalidade; a importância de ser direto e claro com o titular do dado, para que seja colhido o consentimento de forma mais honesta possível com o indivíduo que está fornecendo o dado. Por fim, vimos a importância de manter os dados o mais seguros possível de ataques. 

Para facilitar, a LGPD é como uma blitz. Contudo, ao invés de mostrar a carteira de habilitação ao “policial” (ANPD), a empresa deve mostrar conformidade com as boas práticas estabelecidas. Não cumprindo com os requisitos estabelecidos, haverá a aplicação de sanções, principalmente multas ou até a suspensão e o bloqueio do uso de dados, o que pode parar as operações da sua empresa.

Caso ao longo desse artigo você tenha sentido a necessidade de adequar o e-mail marketing da sua empresa à LGPD, entre em contato comigo e solicite um diagnóstico. Eu vou analisar as estratégias de marketing da sua organização e lhe ajudar nos próximos passos para ter uma relação mais saudável com a lei e poder prospectar clientes com mais segurança.